Desde os primórdios do cristianismo, a figura de Jesus de Nazaré exerce uma atração magnética sobre a humanidade. No relato de Marcos 3, 7-12, vemos uma cena que transcende o tempo: multidões vindas de todas as direções — da Galileia, Judeia, Jerusalém, e até de terras estrangeiras como Tiro e Sidônia — acotovelando-se apenas para estar perto d’Ele. O que movia aquelas pessoas? O mesmo que move o coração humano hoje: a busca por sentido, por cura e por um toque que restaure a dignidade perdida.
O encontro com Jesus não é um evento histórico do passado, mas uma realidade presente e acessível. Através de uma análise profunda, distinguiremos o ato físico de estar na presença de Deus do ato espiritual de “tocar” o Salvador com fé, e veremos como os sacramentos da Igreja são os meios eficazes pelos quais esse toque se perpetua na modernidade.
O Evangelho nos conta que Jesus se retirou para a beira do mar. A multidão era tão vasta que o Senhor pediu aos discípulos que providenciassem uma barca para que as pessoas não o “comprimissem”. Essa multidão não era composta apenas por judeus, mas por pessoas de territórios pagãos. Isso demonstra a universalidade da missão de Cristo: Ele não veio apenas para um grupo, mas para todos os que sofrem de algum mal.
A barca, neste contexto, não é apenas um recurso logístico, mas um símbolo da Igreja que protege e comunica o Mistério. Jesus prega da barca para que todos possam ouvir, mantendo uma distância que permite a organização, mas uma proximidade que permite a cura. Aqueles que sofriam “jogavam-se sobre Ele para tocá-lo”. Havia uma pressa santa, uma urgência em alcançar a fonte da vida.
Comprimir é diferente de tocar. A imagem da multidão no alerta sobre o perigo de sermos cristãos que apenas “esbarram” em Jesus. Esbarrar em Jesus significa estar em sua presença de qualquer jeito, sem preparação, sem reverência e, principalmente, sem fé consciente. Muitas vezes, participamos de ritos, frequentamos igrejas e ouvimos pregações, mas o fazemos de forma distraída. Frei Gilson aponta que muitos não recebem a cura ou a libertação não porque Jesus não tenha poder, mas porque estão apenas “comprimindo” o Senhor na multidão, sem a intenção do coração que caracteriza o toque real.
O verdadeiro toque é aquele que nasce da necessidade e da confiança total. Assim como a mulher hemorroíssa, que tocou a orla do manto de Jesus e sentiu a cura, nós somos chamados a um encontro que “extrai virtude” do Salvador. Tocar Jesus exige força, coragem e, acima de tudo, amor. Não é um movimento sentimentalista, mas um ato da vontade que reconhece em Cristo o único capaz de restaurar a alma.
A Igreja não é uma organização meramente humana; ela é o Corpo Místico de Cristo. Através dos sacerdotes, Jesus continua a dizer: “Eu te absolvo” na Confissão, ou “Isto é o meu corpo” na Missa. Quando o fiel compreende isso, a participação litúrgica deixa de ser um peso e passa a ser a maior oportunidade de cura disponível na terra.
Somos confrontados com a nossa postura prática nos sacramentos. Enumeramos comportamentos que nos fazem “esbarrar” em vez de “tocar”:
- Participar da Missa olhando o celular.
- Comungar sem saber o que está recebendo.
- Confessar-se sem um exame de consciência sério ou sem abrir o coração.
Para vencer essa superficialidade é viver cada sacramento como se fosse a única, a última e a primeira vez de nossas vidas. Essa intensidade espiritual é o que diferencia o espectador do discípulo. Se formos à Missa com o mesmo desejo daquela multidão que se jogava sobre Jesus, não sairemos do templo da mesma forma que entramos.
Um detalhe curioso do texto de Marcos é que os espíritos maus reconheciam Jesus imediatamente: “Tu és o Filho de Deus”. Nós, por outro lado, temos a liberdade de confessar Jesus não apenas com palavras (como os demônios faziam), mas com ações. A verdadeira confissão da divindade de Cristo é a obediência à Sua vontade. Enquanto os fariseus negavam o Messias apesar dos milagres, a multidão de sofredores O buscava. Hoje, o mundo muitas vezes nega a divindade de Cristo, e cabe a nós, pelo testemunho das nossas obras, provar que Ele é o Senhor.
A meditação sobre Marcos 3, 7-12 nos deixa uma lição clara: Jesus está disponível, mas a eficácia da Sua graça em nós depende da qualidade da nossa fé. Não podemos mais nos contentar em ser “um na multidão” que esbarra no sagrado por hábito ou convenção social. Diante de tudo o que foi exposto:
Prepare o Toque: Antes de sua próxima Missa/Culto ou momento de oração, dedique 5 minutos ao silêncio. Diga a si mesmo: “Jesus está aqui e eu vou tocá-Lo”. Afaste as distrações (especialmente o celular) e coloque-se na presença d’Ele com a urgência de quem necessita de cura.
Sacramentalize sua Fé: Procure o Sacramento da Confissão se houver algo impedindo o seu fluxo de graça. Deixe-se tocar pela misericórdia divina que perdoa e restaura.
Não comprimas Jesus com sua rotina; toca-O com sua fé. A cura que você busca pode estar a apenas um “toque” de distância, no próximo sacramento que você receber com amor verdadeiro.

Deixe um comentário